segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

RETIRO DE ABERTURA

"SEDUZISTES-ME, SENHOR, E EU ME DEIXEI SEDUZIR!" - Jr 20, 7-18

 1.      Leitura: O que diz o texto em si?
Ø  Criar silêncio interior, preparando-se para escutar.
Ø  Leitura lenta e atenta do texto: Jeremias 20, 7-18.
Ø  Momento de silêncio, lembrando o que leu, e ver bem o sentido de cada frase.
Ø  Repetir alguma frase ou palavra que mais tocou.
Ø  Tentar descobrir as divisões e a articulação do pensamento dentro do texto.
Ø  De acordo com o texto, qual o maior sofrimento de Jeremias e qual a causa desse sofrimento.
2.      Meditação: O que o texto diz para mim?
Ø  Ler de novo o texto de Jeremias 20, 7-18.
Ø  Atualizar, assimilar e encarnar a Palavra, ligando-a com a vida.
1.      O que mais chamou minha atenção na reflexão de Jeremias sobre a sua própria vocação? Por quê?
2.      Comparando minha vocação com a de Jeremias, qual a sedução que me levou a aceitar minha vocação?
3.      Qual a espiritualidade que me sustenta na vivência da minha vocação?
4.      Qual a mensagem de Deus para mim?
Ø  Tentar alargar a visão, ligando este desabafo de Jeremias com outros textos bíblicos.

         3.      Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Ø  Ler de novo o texto de Jeremias 20, 7-18.
Ø  Assumir um compromisso.
Ø  Formular preces para suplicar, louvar e agradecer a Deus.
Ø  Recitar um Salmo que expresse o sentimento que está em mim.
Ø  Sugestão: Salmo 142, prece de uma pessoa abandonada que busca apoio em Deus.

4.      Contemplação: Olhar a vida com os olhos de Deus.
Ø  Qual o novo olhar que sobrou em mim, depois da Leitura Orante da vocação de Jeremias?
Ø  Como o testemunho de Jeremias pode me ajudar a viver melhor minha vocação?
Ø  Que Desafios descobri para me aperfeiçoar como discípulos de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário